
Fisiatra é o médico que trata dos músculos e do movimento.
RECURSOS TERAPÊUTICOS
Encontrando o tratamento adequado para você
Existem muitas formas de tratar dor.
Todas começam por um bom diagnóstico.

CONSULTA MÉDICA
Nunca é demais enfatizar a importância da história clínica, de compreender a origem dos sintomas, seu histórico de saúde e os tratamentos que já fez. São fundamentais o exame físico e a solicitação e interpretação de exames complementares.

botoX
Você sabia que o fisiatra é o médico especialista em aplicação de botox? Botox é uma marca, o nome da medicação é toxina botulínica. Como somos os médicos dos músculos, sabemos onde e quando aplicar em cada um. É assim que tratamos nossos pacientes que têm rigidez muscular, como no AVC, no bruxismo, na paralisia cerebral, na paraplegia e na tetraplegia espásticas, na doença de Alzheimer, entre outras.

INFILTRAÇÕES GUIADAS POR ULTRASSOM
As dores dos músculos, articulações e nervos, muitas vezes podem se beneficiar de abordagens locais, com infiltrações de medicamentos guiadas pelo equipamento de ultrassom. Essa técnica aumenta a segurança do procedimento. É chamada de minimamente invasiva. O paciente faz no consultório e vai para casa em seguida.

TERAPIA DE ONDAS DE CHOQUE
Ao contrário do que sugere o nome, não se trata de choque elétrico, mas sim, de choques mecânicos. Usa-se um equipamento parecido com o que destrói os cálculos renais, mas claro, com menor intensidade. É muito útil para tratamento das dores miofasciais, das tendinopatias e das fasciítes plantares, alcançando alívio da dor e regeneração tecidual.

ACUPUNTURA
A acupuntura é uma técnica milenar, com base empírica e taoística para alívio de sintomas. É reconhecida como especialidade médica no Brasil e em muitos outros países. Seus fundamentos são anatômicos e neurofisiológicos. É um recurso importante para o tratamento adjuvante de dores e outras disfunções.

TECNOLOGIA ASSISTIVA
Cadeira de rodas, robofoot, andador, muletas. Todos esses equipamentos que fazemos uso seja para imobilizar ou nos mover são prescritos pelo fisiatra. Na imagem, as chamadas órteses suropodálicas, que prescrevemos às crianças com paralisia cerebral. Outras tecnologias assistivas também são contempladas na reabilitação, são elas as ergonômicas, as adaptações que facilitam as atividades da vida diária e os dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa.

MEDICAÇÕES
É natural que desejemos usar o menor número de medicações possível. No entanto, o avanço da medicina também se fundamenta na evolução e compreensão dos fármacos. A prescrição dos remédios, o cuidado com as interações medicamentosas e a discussão das associações com os demais médicos que seguem o paciente é fundamental.

encaminhamentOS
Quando temos dor ou alguma lesão, não sabemos qual médico buscar. Ir a um fisiatra é um bom começo. Encaminharei caso seja necessário, por exemplo, para um ortopedista contemplando uma cirurgia, um neurologista para aprofundar o estudo de uma dor de cabeça ou um reumatologista por suspeita de artrite. Meu papel é liderar a equipe e reabilitar, minimizando o impacto da doença no dia-a-dia da pessoa. A reabilitação é sempre transdisciplinar. Disponho de uma rede de contato de demais profissionais qualificados, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, nutrólogos e psicólogos. É só começar.
Diminuir o ônus ao paciente
Ter um problema de saúde é limitante do ponto de vista financeiro, pois frequentemente compromete nossa capacidade laboral. Caso sejam indicados procedimentos, discutiremos os reembolsos pelas operadoras de saúde. Não deixe de fazer sua consulta por esse receio.